Rede Eduroam

O que é Eduroam?

O Eduroam é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. Seu uso permite que alunos, técnicos administrativos e docentes acessem a internet sem fio de outras instituições de ensino do Brasil e do mundo (tanto públicas quanto privadas) através de um único login e senha de forma simples, rápida e segura. Seu uso no Brasil começou em 2012, sendo implantado no IFC em 2016 pela DTI.

 

Quem pode utilizar a rede Eduroam?

Todos os alunos, técnicos administrativos e docentes do IFC ou de instituições de ensino que promovam a Eduroam.

 

Quem utiliza a rede Eduroam atualmente?

Através desse link você pode ver em tempo real as localidades que utilizam o serviço Eduroam. No Brasil são quase 3 mil pontos de acesso e outros milhares em cerca de 100 países.

 

Como utilizar a rede Eduroam?

Para utilizar a Eduroam, siga os passos:
 
1. Esquecer a rede Eduroam:
  • Antes de começar, remova qualquer configuração atual do eduroam (Configurações > Wi-Fi). Pressione e segure eduroam. Se a opção “Esquecer rede” ou similar for exibida, selecione-a e continue;
2. Identificar a versão do Android (se aplicável):
  • Abra o app Configurações do smartphone;
  • Perto da parte de baixo, toque em Sistema > Atualização do sistema;
  • Veja as opções “Versão do Android” e a “Atualização de segurança do Android“;

3. Escolher o guia de acordo com a versão do aparelho:

Demais orientações:
Os campos a serem informados (identidade e senha) não podem conter espaços em branco, nem antes ou depois dos dados. Procure utilizar senhas não muito longas e de fácil memorização.

Esse processo será necessário apenas uma vez em cada dispositivo.  Em caso de dúvidas, entrar em contato via WhatsApp (49) 3523-4322.