O que é uma conta de acesso?
O IFC oferece aos seus funcionários e alunos diversos serviços e sistemas que operam na sua rede local e institucional. Para identificá-los durante o uso destes serviços, uma conta de acesso é atribuída a cada usuário. Através dos dados da conta de acesso (usuário e senha) o usuário se autentica (identifica-se) no serviço solicitado.
Quais os tipos de conta de acesso?
Existem dois tipos de autenticação:
- Autenticação local: Acesso à conta local para autenticação. Padrão nos serviços locais.
- Autenticação SIG: Acesso à conta institucional para autenticação. Padrão nos serviços institucionais. Está sendo implementada também nos locais.
Como saber qual tipo de conta cada serviço utiliza?
Visando a unificação de login, alguns serviços estão em migração para acesso via SIG. Abaixo está o atual panorama:
Modificação de senha de acesso
|
- Como modificar senha de acesso de autenticação local?
- Acesse o seguinte site:
- Informe a credencial criada como login (ex.: nome.sobrenome)
- Informe seu e-mail institucional ou pessoal (ex.: nome.sobrenome@ifc.edu.br)
- Será enviado um token para o e-mail institucional informado
- Ao clicar no link do token, será possível definir a nova senha
- Como modificar senha de acesso de autenticação SIG?
- Acesse o seguinte site:
- Informe a credencial criada como login (ex.: nome.sobrenome)
- Informe seu e-mail institucional ou pessoal (ex.: nome.sobrenome@ifc.edu.br)
- Será enviado um token para o e-mail institucional informado
- Ao clicar no link do token, será possível definir a nova senha
- Obs.: Após a redefinição, pode levar até uma hora para a nova senha SIG sincronize em todos os sistemas
|
Primeiro acesso
|
- Primeiro acesso conta de acesso local para servidores
- Para ativar o usuário criado, é necessário definir uma nova senha. Para isso, acesse:
- Informe a credencial criada como login (ex.: nome.sobrenome)
- Informe seu e-mail institucional ou pessoal (ex.: nome.sobrenome@ifc.edu.br)
- Será enviado um token para o e-mail institucional informado
- Ao clicar no link do token, será possível definir a nova senha
- Pronto! Você já está apto a utilizar os serviços de rede local do IFC Luzerna
- Primeiro acesso SIGAA para alunos
- Quando o aluno ativa a sua conta é gerada uma senha, que deverá ser informada no ato de autenticação, sempre requerido ao acionar um serviço.
- As seguintes condições devem ser atendidas para que uma conta de acesso seja concedida a um aluno e para que este seja capaz de ativá-la:
- O Registro Acadêmico realizar a pré-matricula no SIGAA;
- O aluno finalizar o cadastrado no sistema com um endereço de e-mail válido;
- O aluno que não tiver um e-mail válido cadastrado no Sistema Acadêmico não conseguirá usar a sua conta. O e-mail do aluno é adicionado no grupo da turma, assim ele receberá atividades referentes à turma.
|