Conta de Acesso

O que é uma conta de acesso?
O IFC oferece aos seus funcionários e alunos diversos serviços e sistemas que operam na sua rede local e institucional. Para identificá-los durante o uso destes serviços, uma conta de acesso é atribuída a cada usuário. Através dos dados da conta de acesso (usuário e senha) o usuário se autentica (identifica-se) no serviço solicitado.

Quais os tipos de conta de acesso?
Existem dois tipos de autenticação:

  1. Autenticação local: Acesso à conta local para autenticação. Padrão nos serviços locais.
  2. Autenticação SIG: Acesso à conta institucional para autenticação. Padrão nos serviços institucionais. Está sendo implementada também nos locais.

Como saber qual tipo de conta cada serviço utiliza?
Visando a unificação de login, alguns serviços estão em migração para acesso via SIG. Abaixo está o atual panorama:

SistemaTipo de Acesso
Elabftw
Autenticação SIG
Ensalamento
Autenticação SIG
ownCloud
Autenticação Local
Rede Eduroam
Autenticação SIG
Rede IFC
Autenticação SIG/Local
Site Institucional
Autenticação SIG
Suporte Automação
Autenticação SIG
Suporte Infra
Autenticação SIG
Suporte Mecânica
Autenticação SIG
Suporte TI
Autenticação SIG
Visitante
Autenticação SIG
VPN
Autenticação SIG

 

Modificação de senha de acesso

  • Como modificar senha de acesso de autenticação local?
    • Acesse o seguinte site:
    • Informe a credencial criada como login (ex.: nome.sobrenome)
    • Informe seu e-mail institucional ou pessoal (ex.: nome.sobrenome@ifc.edu.br)
    • Será enviado um token para o e-mail institucional informado
    • Ao clicar no link do token, será possível definir a nova senha

 

  • Como modificar senha de acesso de autenticação SIG?
    • Acesse o seguinte site:
    • Informe a credencial criada como login (ex.: nome.sobrenome)
    • Informe seu e-mail institucional ou pessoal (ex.: nome.sobrenome@ifc.edu.br)
    • Será enviado um token para o e-mail institucional informado
    • Ao clicar no link do token, será possível definir a nova senha
    • Obs.:  Após a redefinição, pode levar até uma hora para a nova senha SIG sincronize em todos os sistemas

 

Primeiro acesso

  • Primeiro acesso conta de acesso local para servidores
    • Para ativar o usuário criado, é necessário definir uma nova senha. Para isso, acesse:
    • Informe a credencial criada como login (ex.: nome.sobrenome)
    • Informe seu e-mail institucional ou pessoal (ex.: nome.sobrenome@ifc.edu.br)
    • Será enviado um token para o e-mail institucional informado
    • Ao clicar no link do token, será possível definir a nova senha
    • Pronto! Você já está apto a utilizar os serviços de rede local do IFC Luzerna

 

  • Primeiro acesso SIGAA para alunos
    • Quando o aluno ativa a sua conta é gerada uma senha, que deverá ser informada no ato de autenticação, sempre requerido ao acionar um serviço.
    • As seguintes condições devem ser atendidas para que uma conta de acesso seja concedida a um aluno e para que este seja capaz de ativá-la:
      • O Registro Acadêmico realizar a pré-matricula no SIGAA;
      • O aluno finalizar o cadastrado no sistema com um endereço de e-mail válido;
    • O aluno que não tiver um e-mail válido cadastrado no Sistema Acadêmico não conseguirá usar a sua conta. O e-mail do aluno é adicionado no grupo da turma, assim ele receberá atividades referentes à turma.